Apneia Obstrutiva do Sono

A apneia obstrutiva é causada pela obstrução da via respiratória. Situações como obesidade, aumento das amígdalas, circunferência do pescoço e alterações craniofaciais, podem levar à apneia do sono.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 50% da população brasileira relata ter qualidade de sono ruim, e aproximadamente 30% dos adultos sofrem de apneia do sono.

A apneia do sono acontece quando os músculos da garganta relaxam durante o sono, levando ao fechamento das vias respiratórias e impedindo uma respiração adequada. Com a redução dos níveis de oxigênio no sangue, o cérebro reage, alertando o corpo de que algo está errado. Isso faz com que a pessoa desperte brevemente, permitindo que as vias respiratórias reabram e a respiração volte ao normal. Esse ciclo pode se repetir várias vezes durante a noite, comprometendo seriamente a qualidade do sono e a saúde em geral.

APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO

Para esse tipo de apneia do sono, a principal causa é a obstrução da via respiratória. Situações como obesidade, aumento das amígdalas, circunferência do pescoço e alterações craniofaciais, podem levar à apneia do sono.

APNEIA DO SONO CENTRAL

A causa mais comum de apneia do sono central é a insuficiência cardíaca e, mais raramente, acidente vascular cerebral (AVC), lesão de tronco de origem traumática, uso de opioides (medicação para dor) entre outros.

FATORES DE RISCO

Todo mundo pode ter apneia do sono, até crianças! Mas alguns fatores de risco variam de acordo com o tipo da doença. De todos os fatores, dois são muito comuns: ser do sexo masculino e ter mais de 50 anos de idade. Homens, em geral, são 2 vezes mais propensos a desenvolver a doença do que mulheres. A menopausa e o aumento de peso são fatores de risco preponderantes.

UMA LISTA BREVE:

Você está tendo problemas com sono? CLIQUE AQUI e entre em contato conosco! Podemos ajudar você!